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sábado, 25 de fevereiro de 2012

Quando limpar as válvulas injetoras do seu carro.

O que é válvula injetora?

É um componente do sistema de alimentação do motor. A válvula injetora, que é chamada popularmente de bico, tem a função de pulverizar o combustível no coletor de admissão ou diretamente na câmara de combustão. Nos motores à gasolina, as válvulas injetoras funcionam por meio de eletroímãs, comandadas por uma central eletrônica. São componentes de extrema precisão, pois dosam o combustível de acordo com a necessidade do motor, desde a marcha lenta até os regimes de potência máxima.




A maioria das montadoras não recomenda esta pratica conforme lista abaixo:
Fiat
A limpeza não é um item da manutenção preventiva programada. Ela é
Recomendada somente quando há problema de funcionamento irregular do motor, esclarece a engenharia da Fiat Automóveis.

Volkswagen
A VW não recomenda a limpeza, como manutenção preventiva. Somente se o carro apresentar alguma anomalia e, mesmo assim, depois de uma verificação completa no sistema de injeção.

General Motors
A GM do Brasil não recomenda a limpeza das válvulas injetoras e esse procedimento não consta no plano de manutenção preventiva dos veículos Chevrolet.

Ford
Também não recomenda a limpeza das válvulas injetoras em quilometragem alguma, sob a alegação de que os mesmos são auto limpantes. É a única montadora que explica isso no Manual do Proprietário do carro.
Honda
Também não recomenda a limpeza das válvulas injetoras em quilometragem alguma, sob a alegação de que os mesmos são auto limpantes.

Quando fazer a limpeza?
Algumas montadoras e os dois fabricantes de válvulas injetoras citaram alguns casos nos quais a limpeza das válvulas injetoras poder ser recomendada, mesmo assim depois de um diagnóstico mais completo. Um deles é o abastecimento prolongado com combustível adulterado, cujos sintomas são:
Funcionamento irregular do motor, consumo elevado, perda de potência ou dificuldade de partida a frio. Outro problema corriqueiro é o entupimento das válvulas injetoras, devido ao acúmulo de partículas no seu filtro ou bloqueio (aberto ou fechado), provocado pela entrada de corpos estranhos em seu interior.

Tipos de limpeza.
As válvulas injetoras podem ser limpas de duas formas, a saber:

 Com o sistema montado.

 Ou desmontado.

 A limpeza, no primeiro caso, é feita por meio de um líquido, que é injetado na galeria, com o motor em funcionamento. No segundo, é feita com as válvulas injetoras desmontadas. Nesse caso, recomenda-se que, além das válvulas, também sejam limpos os componentes periféricos que tenham contato com as mesmas (galeria de combustível, também chamada de flauta ou fuel rail; coletor de ar; cabeçote do motor, no caso das válvulas injetoras estarem montadas fora do coletor de ar). Segundo os engenheiros da Bosch, o método que apresenta melhores resultados é o de limpeza por ultrassom máxima.

Mas um bom combustível elimina toda esta dor de cabeça.
Ate à próxima 

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