Páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Manutenção do sistema de freios

O freio de um automóvel é um dos itens mais importantes de segurança e previne, muitas vezes, o motorista de possíveis acidentes. Realizar a manutenção nesse sistema é uma necessidade que pode salvar os condutores e passageiros de batidas e imprevistos. O tipo de troca mais comum nos veículos é o da troca das pastilhas, quando o assunto é freio a disco.


O veículo com a frenagem dentro das especificações de fabrica e sem ruídos é a intenção da manutenção do sistema de freios, isso evita a falha no tempo de parada de frenagem, que pode provocar acidentes e ruídos desagradáveis.


Caso aconteça uma vibração ou trepidação no veículo quando o freio é acionado, pode ser que os discos estejam sem

planicidade. Problema que é resolvido com retifica ou troca da peça. "ATENÇÃO" os discos de freio têm uma especificação de espessura mínima permitida, que pode ser encontrada nos manuais de reparação dos veículos.

Importante:
• Verifique o nível de fluido de freio a cada 30 dias;
• Troque o fluido de freios de acordo com que indica o fabricante ou a cada 10000 km ou 12 meses;
• O Controle do estado das pastilhas dos freios a disco deve ser feito a cada 10.000 km; as pastilhas devem ser trocadas caso sua espessura útil seja menor que cinco mm;
• Não sobrecarregue o veículo acima de sua capacidade especificada pelo fabricante;
• Não altere as configurações do freio, por exemplo, não substitua um componente por outro com características diferentes, como o diâmetro;
• Quando houver necessidade de reparar o sistema de freios, use peças e fluido de freio de qualidade reconhecida;
• A manutenção preventiva do sistema de freios é essencial para salvar vidas e deve ser executada por profissionais capacitados.






Nenhum comentário:

Postar um comentário