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quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Calibragem dos pneus





O problema do calibrador do posto de combustível é sua falta de precisão. O calibrador precisa ser aferido frequentemente para ver se não tem partículas de água nas mangueiras, e se a pressão que e aplicada no pneu esta correta.
Mas há outro fator ainda mais importante que contribui para a fadiga dos componentes: a calibragem com os pneus aquecidos. A indicação é calibrar somente quando os pneus estiverem frios ou seja, em geral, pela manhã , porque as partículas de ar dentro da câmara estão mais estáveis. Se o pneu está aquecido, as partículas estão agitadas, com mais pressão, e a oscilação é grande. Isso faz com que a calibragem pareça uma coisa e seja outra: Você põe a mangueira e dá a impressão de que está colocando ar, mas na verdade está é saindo ar. Ou seja, você observa o calibrador marcando 28 ,mas a pressão está em 22, um valor abaixo do recomendado.
 

Quanto maior a quantidade de carga, mais ar deve ser colocado nos pneus, especialmente nos da parte traseira, para evitar a fadiga dos componentes do material. Conforme o peso da carga é aconselhável às vezes que se ponha 2 a 3 libras a mais no conjunto traseiro, especialmente quando se vai viajar. Embora a duração de um pneu dependa de variáveis como peso de carga, temperatura e pressão, o uso correto da calibragem garante a eles pelo menos 25% mais de vida útil, um percentual que vale a pena ser considerado.
 

Os parâmetros recomendados para a pressão variam de acordo com fatores como modelo do veículo, potência do motor e índice de carga, além das recomendações do próprio fabricante.
 

Portanto e fundamental que o manual do veículo seja sempre consultado, e que a calibragem dos pneus seja feita ao menos uma vez por semana.

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